Foto: arquivo pessoal
Irene Terezinha Gabert, 60 anos, nasceu na zona rural de Ernesto Alves, distrito de Santiago. Ela foi criada ao lado das irmãs Maria Luiza e Marli Viero. Na Terra dos Poetas, ela conheceu o agricultor Luis Carlos Franco, 55 anos, com quem foi casada.
Da união com Luis, Irene teve as filhas Stephanie Gabert Franco, 29 anos, e Magdiele Gabert Franco, 35. Para buscar melhores condições de trabalho, ela se mudou para Santa Maria ainda antes da filha caçula nascer. Irene trabalhava como cuidadora de idosos. Conforme conta Magdiele, a mãe sempre acompanhou e orientou a formação das filhas com muito amor, e do neto, Hanuman, de 14 anos.
Foto: arquivo pessoal
Divorciada, quando não estava trabalhando, a cuidadora de idosos estava envolvida com trabalhos de artesanato ou com jardinagem. Irene morava no Bairro Nonoai, próximo ao antigo mercado Nacional.
- Ela era uma pessoa muito honesta. A mãe se destacava por isso. Foi essa característica que ela transmitiu para as filhas - fala Stephanie.
A amiga Gorete Rossato, 63 anos, conheceu a santiaguense há 10 anos, por meio do Budismo, religião que as duas praticavam. Para Gorete, fica a saudade de alguém que auxiliou na organização das reuniões budistas que participavam em Santa Maria.
Foto: arquivo pessoal
Vítima de um infarto, Irene Terezinha Gabert faleceu em 8 de junho de 2019. Ela foi sepultada no dia seguinte, no cemitério de Ernesto Alves, em um túmulo junto ao dos pais.
- Me chamou a atenção à quantidade de pessoas que compareceram ao velório de minha mãe. Todas elas tinham uma palavra positiva em relação a ela. Isso mostra o quanto ela foi caridosa e prestativa ao longo da vida - emociona-se a filha Magdiele.